MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como seria? Por Daniel Gonçalves


Chile II (CME)

Oi pessoal querido! Amanhã (sexta-feira, dia 21) seguimos novamente para Santiago, CHILE, para mais um intensivo de fisioterapia CME. Dessa vez, viajamos com um profundo agradecimento a Deus pelo sucesso da Campanha INCLUSÃO É ATITUDE! Com a colaboração de muitos amigos (do presente e do passado), familiares e bastante “desconhecidos”, que num incrível gesto de carinho e generosidade adquiriram a camisa Mat Mat, pudemos realizar o sonho de continuar essa caminhada em busca de uma maior “independência” de Matias. Esses intensivos de CME, somados às regulares sessões de fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia que Matias faz, semanalmente, no Recife, têm trazidos ganhos relevantes no desenvolvimento motor/cognitivo do nosso pequeno.
Hoje, oficialmente, depois de dois meses e meio de campanha, gostaríamos de agradecer imensamente a cada um que colaborou com esse propósito. Saiba que você - que comprou a camisa, doou milhas aéreas, orou pela causa ou fez uma oferta – não ajudou “somente” uma criança em seu tratamento. Mais que isso. Você está sendo agente de transformação na construção de uma bela história de vida, que já está impactando outras vidas.
Em especial, agradecemos, também, às “mães” do colégio Apoio (onde Matias estuda), que não mediram esforços pra disseminar a campanha; a toda equipe que compõe a MENTOR, que produziu e vendeu as camisas, emprestando sua qualidade e credibilidade à campanha de Mat Mat; e aos líderes e membros queridos da nossa Paróquia Anglicana do Espírito Santo, que mostraram, como sempre, a força de um “corpo”.
A Campanha INCLUSÃO É ATITUDE é algo que ficará marcado em nossas vidas por toda a eternidade. Pensávamos que iríamos vender algo em torno de 400 camisas, que ajudariam a “compor” o orçamento para os dois primeiros intensivos de CME de 2014 – o primeiro aconteceu em janeiro, em São Paulo, e o segundo será o do Chile. Mas Deus nos surpreendeu, de forma magnífica, mostrando a iniciativa e o amor do seu povo por uma causa. Já vendemos quase 2 mil camisas, para pessoas de Pernambuco e de mais dez estados do Brasil. O valor arrecadado bancou os dois intensivos e já nos ajudou a comprar a nova cadeira de rodas e uma órtese (botinha) de última geração. Além disso, a campanha ainda proporcionou uma reserva financeira para cobrir mais dois intensivos de CME em São Paulo, que acontecerão no segundo semestre desse ano!!!
Outra questão importante, que a campanha ajudou, foi para dar visibilidade à causa da INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA SOCIEDADE. Algo que vivemos na “pele” e que lutaremos, no que for preciso, para desmistificar o preconceito e viabilizarmos uma cidade cada dia mais acessível ao deficiente. E quando falamos em deficiente, nunca é demais lembrar que, segundo dados do IBGE, de 2010, quase 24% da população brasileira (cerca de 45,9 milhões de pessoas) declarou ter algum tipo de deficiência. Pudemos compartilhar essa visão, nos últimos meses, em alguns eventos; num debate na rádio JCNews; em matéria na TV Clube; e em diversos blogs.
Bom pessoal é isso! Vamos continuar na arrumação das malas. Agradecemos, de coração, a todos vocês que participaram da campanha e lembramos que ainda temos algumas camisas Mat Mat em estoque. Afinal, sempre teremos que investir mais e mais no tratamento de Matias. Passaremos 10 dias no Chile e esperamos, em Deus, voltarmos com boas novas de lá. Deus abençoe vocês!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Pós campanha

Já faz algum tempo que não escrevemos, a campanha da "Inclusão é Atitude" estava no auge e por isso nossa atenção especial a ela.
O retorno foi incrível, não tenho nem palavras para agradecer a participação, a mobilização de tantas pessoas, amigos, parceiros e pessoas que nem nos conheciam que abriram o coração e abraçaram nossa campanha.
Tem muitas novidades, muita coisa aconteceu.
Janeiro fomos para São Paulo para mais um intensivo de CME, (terceira vez que Matias fez o intensivo). Foi um tempo maravilhoso e que sentimos o cuidado e amor de Deus.
Matias tem se desenvolvido no seu ritmo e tbm nos surpreendendo, como foi neste vídeo :
Ele ficou praticamente 1 minuto em pé e já bateu este recorde para dois minutos...é o começo! Vibramos muitooooooooo.

Outra novidade que faz algum tempo que começamos a utilizar foi o PECS ( Picture Exchange Communication System) que é um sistema de comunicação através de trocas de figuras. Estamos na fase inicial, mas Matias ja consegue distinguir as figuras e agora vamos entrar com tudo com a participação da escola. O receio era de que esse sistema inibisse a comunicação oral, mas não vejo que isso esteja acontecendo, a gente sempre fala o que ele quer e pede pra ele repetir. Bom, por enquanto, tudo pra ele é "ba" :) mas ja consegue emitir sons diferente "oaaa" "é" e umas coisas sem tradução :). Vou colocar um vídeo depois ;)

Começou a rastejar com o bumbum, tava ótimo mas ai levou duas quedas meio feias e agora reclama quando quer algo que esta mais longe. Estou reiniciando o processo colocando os objetos mais próximos...a gente se empolgou e se descuidou! Tudo bem, acontece.

Compramos a cadeira de rodas! Decidimos, agora é treinar pra ele ter mais autonomia para ir e vir. Mas o andador esta no páreo e não vai ter moleza não. A cadeira deve star chegando em breve. Compramos ela pela AACD e saiu mais barata.

Simbora que vem mais coisa por ai :)