MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

segunda-feira, 29 de abril de 2013

A importância do testemunho


No último sábado, mais uma vez cumpri o chamado de Deus de testemunhar as maravilhas que Ele tem feito em minha vida, seja nos momentos de alegrias ou de adversidades. Foi novamente no Encontro de Jovens da igreja Anglicana, para mais de 80 garotos (as). O tema era FAMÍLIA e, claro, houve espaço pra falar um pouco sobre a benção que é Matias em nossas vidas.

Nunca é fácil nos expormos, sei disso. Mas sei também o quanto é importante nos expormos! Isso porque acredito, piamente, que não há do que se envergonhar ou esconder, sobre fatos que rolaram e rolam na vida. Afinal, assim é a vida. Quando publicamente assim o fazemos, com o propósito real de levarmos esperança aos outros, creio que Deus se agrada lá de cima.
 
Paulinha também sempre testemunha sobre Matias, numa palestra que dá (SONHOS), num encontro que acontece todo ano para jovens mulheres. A força das suas palavras e a coragem de buscar firmeza em Deus, para superar as adversidades com Matias, são de um impacto profundo para quem presencia o testemunho ao vivo.
 
Aqui no Blog, constantemente “colocamos pra fora” aquilo que está em nosso coração e mente, a respeito de nossas dores, frustrações, expectativas, conquistas, medos e, acima de tudo, esperança. Ao escrevermos, nos sentimos até mais leves.
 
Já como leitores dos diversos blogs de crianças portadoras de necessidades especiais, que encontramos na Internet, somos profundamente abençoados e encorajados por textos que vemos. Às vezes passamos horas e horas “vasculhando” novas criaturinhas, seus pais e suas histórias de superação. 
 
Em se tratando de livros, infelizmente quase não encontramos relatos disponíveis no mercado. Dos poucos que conseguimos comprar nas livrarias, a maioria diz respeito a casos de pessoas de outros países – em geral dos Estados Unidos – e traduzidos ao português.
 
Recentemente, buscando nas lojas online, achei um chamado PARALISIA CEREBRAL, de Sulamita Mattoso Meninel. O livro narra a saga dessa mãe paulista para dar melhores condições de vida ao seu filho Gabriel, portador de uma PC severa, atualmente com 26 anos. O livro é fantástico! Sulamita usa uma linguagem bem direta, escancara seu coração e nos inspira a irmos mais além. Eu e Paulinha ficamos maravilhados com o livro. Paulinha, inclusive, fez questão de contatar com a autora, para dar os parabéns pela obra.
 
Bom, gostaria de deixar registrado que escrevo sobre esse tema para encorajar você, leitor, a ser um a gente de transformação, testemunhando da maneira que for. Encorajo você a se abrir para o mundo. Com certeza você já passou ou passa por experiências que podem enriquecer os outros, sendo você mesmo, sem máscaras ou história fantasiosas. Precisamos do seu testemunho. Eu preciso do seu testemunho. (Marcelo)
 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
“Acho que a vida é uma superação diária para todos nós, mesmo quando estamos no limite de nossas forças, entregando os pontos. Mas quando dividimos nossas experiências com outras pessoas, percebemos que não estamos sozinhos e acabamos contribuindo para uma conscientização e socialização mais adequadas. A vida é preciosa, mesmo com todas as limitações que são impostas.” Sulamita Mattoso Meninel
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ensinando a amar

Esta frase tirei de um blog, ela foi escrita por uma mãe que tem um filho com PC, como Matias. Me identifiquei na hora...é exatamente isso que sinto :
“Sim, eu dou muito ao meu filho Dominic (MATIAS). Mas ele dá-me mais, muito mais. Eu ajudo-o a pôr-se de pé e a andar, mas ele ensina-me a amar. Eu dou-lhe de comer, mas ele ensina-me a amar. Eu levo-o à fisioterapia, mas ele ensina-me a amar. Eu tiro-o e ponho-o na cadeira de rodas e empurro-o para todo o lado, mas ele ensina-me a amar. Dou-lhe o meu tempo, tanto tempo, mas ele ensina-me a amar”.
 

Andando de skate

E olha ai mais um esporte radical que Matias tem que encarar naturalmente por conta do pai ;)...quando tiver uma queda pra contar faço questão de postar aqui!!! :):):) Tenho conversado com matias sobre isso, sobre cair...eu digo, "filho, tudo bem cair, faz parte do aprendizado...kkkk"
Nesse skate sempre cabe mais um !
Em porto é assim, surf pela manhã e skate a noite ;)

terça-feira, 9 de abril de 2013

Viagem com o pai!

Fala sério gente, parece coisa de outro mundo pai viajar com o filho só os dois quando se trata de uma criança de 3 aninhos. Pois ja é a terceira vez que Marcelo viaja com Matias e dessa vez so a lazer mesmo. Tem muita coisa enraizada na gente por uma cultura machista e porque não falar também, ja que o momento é propício, de uma cultura de classe sociais bem distintas, raças superiores e inferiores, escravocrata. Vamos abrir nossa mente!! O respeito deve ser mútuo e geral, independente de condição, de raça, crença...não tou dizendo com isso que não devemos ter nossa opnião, mas nosso limite acaba onde começa o do outro...kkk, era pra ser uma postagem leve, mas é que tão fazendo um escarcéu com esse tal do PEC!! se coloque no lugar do outro, fica mais fácil entender!! Mas ta bom vamos curtir algumas imagens!!  A viagem no final das contas é e foi bom pra todo mundo!! Eu aqui embora a saudade bate curti demais!!!!









terça-feira, 2 de abril de 2013

Um MUITO obrigado!

Não sei como começar esta postagem... é sempre difícil a hora da despedida e dessa vez não foi diferente quando tivemos que encerrar, na semana passada, nossas sessões de fisio e T.O. com Eliane, depois de três anos. Não sei o que se passa na cabeça de Matias... sempre que ele conhece uma nova terapeuta é resistente, no início, e depois vai se acostumando, mas pra mim foi muito difícil. Matias pode um dia me questionar; "mas mãe, tu num via não que eu chorava pra caramba... tu não tinha pena de mim??" Ai eu posso responder como tia Eliane: "quem tem pena é galinha, pato... eu não! :)".

Foi assim também que aprendi a respeitar Matias, pela sua condição, sempre procurando garantir seus direitos, mas buscando exigir dele também. O resultado disso é recompensador e por isso quero muito, muito agradecer a Eliane. Com certeza você deixará maravilhosas marcas para o resto de nossas vidas. Obrigada por toda dedicação, empenho e horas que você quebrou a cabeça pra bolar as orteses e as adaptações. Obrigada também pelas "aulas" que você me dava, enfim por tudo! Pela exelente profissional que você é. Que Deus possa continuar a dar muitos frutos através da sua vida. Vamos sentir falta!!! Matias, claro, vai também... ele queria moleza, mas quando chegava pra sessão apontava pra porta... "é filho, é tia Eliane, ela já vem... ;)"



 
 
 
Valeu Tia Eliane, por 3 anos de muita dedicação e amor!