MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Almoçando só!

Matias é muito pequeno e acabo fazendo muita coisa por ele, pra ele... é automático, não é algo que paro e penso. Claro, ele tem suas limitações. Mas, por exemplo, por que dar os brinquedos todos em sua mão? Porque não deixá-lo ao seu alcance, mas com um pouquinho de esforço? Já tinha postado aqui que ele estava conseguindo comer de garfo, então por que não deixá-lo comer só?

Com a correria do dia a dia acabo atropelando muita coisa e perdemos muito com isso. A questão das fraldas mesmo, é preciso tempo, é preciso investimento... mas estamos sempre saindo... Esse é um papo sério que tenho que ter com Deus... será que a gente devia desacelerar um pouco? menos terapias? Hoje Matias tem 8 sessões semanais entre fono, fisio, T.O, hidroterapia, equo e natação, fora que eu fico só o caco. Minha mãe, pra dar uma aliviada, fica com ele toda quarta- feira depois que chego da hidro. Deixo Matias lá e só pego no outro dia na escola!! Esse é  meu famoso "dia off" :)).

Bom, estou avaliando, orando...

Quase agora ele estava tomando o leite dele, eu perguntei : Filho, vc acabou? E ele simplesmente levantou o copo pra me entregar!! Achei lindo, antes ele acabava e jogava o copo onde ele estivesse. Isso ainda acontece quando não estou por perto ;)

Estou feliz e as vezes me surpreendo com a compreensão dele e embora eu tenha dúvidas de até onde ela vai, quando me perguntam na frente dele eu digo sempre: "sim ele entende tudo :)". Mas aqui está o vídeo de Mati almoçando só.




quarta-feira, 22 de maio de 2013

Limpando o ouvido!

Tem coisas que falo com Matias sem saber se ele está entendendo ou não. Já me disseram que eu era muito cética e as vezes acho que sou mesmo, mas isso não me impede de falar e conversar tudo com ele. Eu entreguei o cotonete pra Matias e disse: "filho, limpa o ouvido". kkkk num é que o menino acertou e colocou o cotonete lá dentro... Vixe, chega me deu um medo de ele empurrar lá pra dentro!! :) Claro que fiz registros!


terça-feira, 21 de maio de 2013

Benditas quedas!

Duas imagens muito significantes. Uma é Matias "fazendo arte", nooooossa isso é um trabalho que tenho prazer de arrumar a bagunça depois! Ainda bem que esse hidrocor sai rapidinho ;). Notem que ele riscou o vidro tbm e teve que girar o tronco! Espetacular! kkkkkk isso é realmente muito bom!

A outra imagem é de partir o coração, mas de animar qualquer espírito! Sim, espírito de aventura, que se lança, que arrisca, hum... nesse caso acho que somos nós, pais, que colocamos Matias em riscos, não exagerados claro, mas quando colocamos Matias pra surfar, andar de skate, bicicleta, ficar em pé, ou sentado só, tomando seu banho, sabemos dos riscos e ai as quedas são inevitáveis! Que elas venham, venham para concretizar o aprendizado, mesmo que de forma dura... Não foi assim também com a gente??!!

Essa "queda", na verdade, ele só estava sentado no skate tomando água de côco, no Parque Dona Lindu, na praia de Boa Viagem. Quando acabou de beber o pai tirou o côco e se virou pra colocar de lado. Ai pimba!!! Matias caiu de cara no chão!! cadê as mãos Matias??!!! E olhe que a queda que ele levou comigo no dia anterior foi bem pior, mas não causou arranhões... eu respirei, calma, calma, ele bateu a cabeça mas vai ficar bem... e vamo que vamo. Imagino que pais com crianças normalmente ativas devem passar por cada uma...