MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

quinta-feira, 3 de março de 2011

Vamos do começo...


Esse ai é o Matias, eu devia estar no quarto mês de gestação (julho/2009). Pense num baby esperado! No total foram quase dois anos esperando essa bênção. Assim que soube que estava grávida  chamei Matias de milagre, e no dia-a-dia vejo que isto tem se confirmado. Do sexto para o sétimo mês de gestação descobri que Matias tinha agenesia de corpo caloso, que é uma má formação congênita, que pode causar epilepsia, atraso no desenvolvimento psicomotor ou mesmo ser assintomático, esta era minha esperança.
Precisávamos esperar o nascimento para investigarmos a fundo o que acontecia. Então, com um mês de vida Matias fez eletroencefalograma. E aos quase quatro meses se submeteu a uma ressonância magnética, que confirmou o quadro relatado acima. (Paula)

3 comentários:

  1. Queridos amigos,
    Queremos declarar nosso AMOR em publico pela vida do nosso amiguinho MATIAS e pela vida de vocês dois. Esse trio é um presente de Deus para nós!!! Não nos conhecemos há muito tempo, mas o AMOR Deus derramou em nossas vidas por vcs é tão grande que é como se vcs fossem membros da nossa familia. Esse pequeno principe, MATIAS, me encanta literalmente, sou apaixonada por esse bebe assim como sou pelo meu filho, eles dois são crianças felizes e posso ver claramente JESUS na vida deles. Não tenho duvida de que Davi e Matias serão melhores amigos!!!E Matias só poderia ser essa criança tão amavel primeiramente pq é filho de Deus, mas pq é filho de Paulinha e Marcelo...Vcs são pessoas maravilhosas, vcs expressam o carater de Cristo, e por isso que Deus escolheu vcs, PAIS ESPECIAIS para cuidar de Matias. Os filhos não são nossos, mas de Deus e quando Ele nos escolhe para cuidar de um filho seu, somos previlegiados em ter essa oportunidade de fazer o mesmo que Deus faz por nós, AMAR INCONDICIONALMENTE.
    Imaginamos o quanto deve ser dificil enfrentar algumas situações, sentimentos e ate mesmo ter fé diante de algumas circunstâncias que aos nossos olhos são impassíveis, por isso a nossa oração é que o DOM DE FÉ seja dado por Deus para cada um de vcs para que vcs nunca duvidem do que Deus irá fazer, o que Deus prometeu Ele irá cumprir."Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?" (Números 23:19).
    Contem com a gente SEMPRE!!! Não queremos ser apenas amigos, queremos ser irmãos de verdade, viver a palavra de Deus que esta em Rm 12.15
    "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram".

    Amamos muito vcs,
    Que Deus continue fortalecendo e abençoando o TRIO abençoado!!!

    Ana Paula, Igor e Davizinho

    ResponderExcluir
  2. OLa gente!
    Sou caboverdeana, a minha filha completou 3 anos este sabado (21/04/2012)ela ja teve 2 convulsões e só agora descobri que foram devido a agenesia do corpo calosso, ate hoje nem sabia o que era isso.
    No meu pais a medicina é precaria, segundo os medicos isto nao tem tratamento, estou muito triste e preocupada, sem saber qual vai ser o futuro da minha filha, ela tardou a andar, e até hoje nao consegue formular frases, só diz algumas palavras. por favor digam-me o que acham desta situação, as consequencias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sunina.Olha pra vc tudo é novo agora, mas com o tempo vc vai percebendo que as crianças vão se "virando"e nós nos acalmando. O fato de ter convulsões é algo que podemos controlar com medicamentos, não aconteceu com matias e oro pra que não aconteça. É preciso estar fazendo exames de eletroencefalograma de tempo em tempo para ver como andam as ondas cerebrais da sua filhota e assim poder controlar qualquer outra possível convulsão. Quanto ao desenvolvimento, sempre me disseram que Matias seria uma caixinha de surpresas, e tenho aprendido com o tempo a tentar esquecer das linhas de evolução normais, padrão para todas as crianças. Não é fácil, sempre deixo bem claro aqui, mas nossas crianças nos despertam para valores, percepções, visões antes despercebidas...acredite, primeiro vem o susto, a negação, o luto...as preocupações vão exitir sempre ( para todos os pais) mas vem tbm a luta, e com a luta resultados e mais força pra continuar. Nossas crianças ja são vencedoras, cabe a nós corremos atrás e estímula-los para alcancarem o seu máximo a apartir do respeito que temos a eles, fazer com que sitam da mesma forma por si e pelos outros. Se olharmos pra nossos filhos com pena, os outros tbm vão olhar...não acredito no acaso. Deus é soberano, embora a gente não entende Seu agir, Ele tem o controle de todas as coisas e é a Ele que corro na hora da angústia. Meu e-mail é pglbr@yahoo.com.br , terei o maior prazer em me corresponder e trocarmos experiencia.

      Excluir