MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cadeira adaptada

 Aqui está a cadeirinha do Sarah depois da adaptação. Não foi tão simples assim, mas Eliane botou pra quebrar ;) . Depois de ter colocado o encosto para frente, ainda precisávamos deixar os joelhos dele com espaço para se movimentar para frente e para atrás - assim ainda colocamos uma espuma e com um pequeno detalhe para estimular mais ainda a postura correta da coluna (já que ele tende para uma cifose). Depois notei que ele ficava pendendo para um lado, assim na parte do bumbum (lembrem-se que sou mãe, não fisio, por isso usarei termos mais claros :). Eliane colocou uma espuma diferente (tipo caixa de ovo), mas com profundidade diferente. Assim, o lado que ele estava caindo tinha profundidade menor e espuma de maior densidade, o que o fazia pender para o outro lado. É como se fosse um quebra-cabeça. Na verdade, temos que ir vendo como ele vai se comportando e vamos adaptando para matê-lo numa postura correta. Até agora ficou tudo ótimo. Tem também o apoio dos pés, que é super importante. A novidade legal é que ele já descobriu que a mesinha vai pra frente/para trás e ele vai buscá-la para ficar batendo nela e depois a leva de volta. Ou seja, ele mesmo vai se exercitando. Também não precisamos usar a peiteira, já que Matias está segurando seu tronco! Viva!!!


3 comentários:

  1. Parabéns, Matias!

    Nossa, essa é a frase que mais almejo falar um dia sobre o meu filhote, seu amiguinho Antonio Pedro. Que ele 'já está segurando seu tronco'! Acho que vou dar um festão pra comemorar nesse dia.

    beijo carioca nos papais orgulhosos.
    adriana, do blog querido Antonio Pedro

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula!!! Adorei a sua dica em relação à cadeira de canto. Pena q ainda não podemos fazer essas adaptações (apesar de ja ter percebido que precisaria de almoçada nas costas), já que o Ayan ainda não tem 100% de controle de tronco.
    To amando ver a evolução do seu Matias... e com muitas esperanças que um dia vou passar por todas essa alegrias que vc tem passado com seu filhote, cada conquista, cada progresso. Com qntos anos o Matias sentou!?!?!?
    Obrigada mais uma vez. Bjos.

    #Vc tem um email q possamos trocar mais informações.!?!?!?

    ResponderExcluir
  3. Preciso muito de uma cadeira dessas meu zap é 976671285 se alguém souber onde posso comprar .

    ResponderExcluir