MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quando palavras não são (tão) necessárias...

 
“Amor, será que um dia Matias dirá TE AMO MAMÃE ou virá andando de longe pra me dar um beijo e um abraço?”. Recentemente Paulinha lançou essa indagação enquanto conversávamos. Como Matias AINDA não fala e anda, teoricamente não sabemos quando isso acontecerá. Mas é maravilhoso saber que AMOR não se ratifica apenas em palavras.

Nesse ponto Matias é show! Se fosse pra responder a alguém que perguntasse por que Matias é uma “criança especial”, corro o risco de dizer que não é por causa da paralisia, mas pela incrível beleza que tem de se comunicar com os olhos. Isso sim de forma especial.

Matias é muito observador. Parece estudar cada ambiente, cada situação. Aparenta entender, ao olhar-nos profundamente, inclusive o que estamos pensando naquele exato momento.

A alegria do dia-a-dia é sempre exposta em um abaixada de olhos, seguida de um sorriso faceiro. A insatisfação com algo é vista com um olhar tenso. Em meio ao susto, os olhos ficam arregalados (normalmente antecipando um choro hehehehe).

TE AMO MAMÃE... Sim, Matias sabe sim expressar um EU TE AMO como ninguém, apenas com uma olhada sincera, carinhosa e meiga. Por que palavras, às vezes, não são tão necessárias... (Marcelo)

4 comentários:

  1. realmente palavras não importam...mas como nós falamos (e eles ainda não, Deus nos dará esta graça quando for o tempo) podemos sempre dizer a eles o quanto a vida deles é preciosa e o quanto os amamos. Tenho certeza que são as nossas palavras refletidas nesses pequenos olhinhos e que nos dão a certeza de que nos amam...Matias recebe olhares e palavras de amor por isso seus olhos transbordam este sentimento. Parabéns Paula e Marcelo pelo pequeno guerreiro e amoroso que vcs cuidam e amam.

    ResponderExcluir
  2. Me emocionei com o post! Matias é lindo, e xará do meu filho. Acho que não é só o seu Matias que sabe se expressar sem palavras, meu Matias ainda não sabe falar mas a gente sabe quando está feliz ou triste pelos olhos, e é uma coisa que só a criança tem. Parabéns pelo filho lindo!

    Ah, quem escreveu esse comentário foi a Tereza, mãe da Camila de 3 anos e do Matias de 1 ano.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo e Paula. Vocês são instrumentos de Deus através desse blog, hoje passei o dia "conhecendo" vocês.
    Matias é um filhão lindo, ver as fotos e vídeos dele não me mostraram outra coisa a não ser o amor e a graça de Deus.
    Que o Senhor os abençoe muito, e renove vocês todos os dias para que se alegrem nEle.
    Michelle

    ResponderExcluir
  4. Nossa... pereceu a descrição do Antonio Pedro. Sem dúvida, esses meninos são muito especiais.
    beijo na Paulinha

    ResponderExcluir