MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cartinha da professora

Hoje fomos maravilhosamente surpreendidos com uma cartinha da professora de Matias, fazendo uma avaliação da participação dele na escola, nessa primeira etapa das atividades. Lógico que elogios vindo da "Tia" é significativo para qualquer criança. Mas no caso de um portador de necessidade especial tem muito mais coisas envolvidas que o simples convívio em grupo. E louvamos a Deus por ver que tem dado tudo certo na adaptação de Matias no colégio. Muito bom mesmo, emocionante até. Segue a transcrição da cartinha...

FICHA AVALIATIVA - INFANTIL 1

Matias mostrou alegria e vincunlou-se, com facilidade, aos colegas, demonstrando satisfação e bom humor por estar no ambiente escolar, respondendo carinhosamente e com reciprocidade aos afetos a ele oferecidos. Manteve uma ótima relação com a professora, como também com as auxiliares de classe e demais adultos de referência do colégio.

Diante de diversas atividades propostas, integrou-se à rotina da classe do Infantil 1 com interesse e satisfação, observando tudo, principalmente durante as construções na areia realizadas com baldes, pás, panelinhas e sucatas variadas, quando manuseou e explorou tais objetos com prazer.

Observamos que Matias demonstrou interesse pelas rodas de ouvir e cantar músicas, acompanhando-as com gestos e movimentos corporais criativos. Apesar de sua linguagem oral ser restrita a balbucios, Matias sempre foi solicitado e incentivado a interagir, utilizando diferentes linguagens. As crianças fazem disputa para sentarem ao seu lado, pegar na sua mão, dar beijos e abraços. É lindo vê-las envolvidas e interagindo com Matias em nossa rotina, validando suas possibilidades e descobertas.

Ressaltamos sua boa aceitação em relação às variedades oferecidas no cardápio escolar, embora ainda necessite de ajuda do adulto para servir-se.

Foi muito bom desfrutar do convívio com Matias durante essa primeira etapa de trabalho escolar, pois ele nos trouxe sempre muita alegria e afetividade, como também ter contado com a parceria, carinho e disponibilidade da família.

Juliana Barreto - Professora Infantil 1 do Colégio Apoio   

5 comentários:

  1. Que vitoria Paulinha e Marcelo!!!! Estamos muito felizes com voces. Beijos e saudades.

    ResponderExcluir
  2. Cada dia mais encantada com essa figurinha linda!!!! Estou feliz pelas conquistas de Matias, que Deus continue abençoando essa família linda e que amo demais!

    ResponderExcluir
  3. Amém!!!! Deus é bom!!! Xero nesse gatão!! Taís & Alysson

    ResponderExcluir
  4. É tão lindo ver o filho se desenvolvendo. Mais lindo mesmo é ver e sentir o amor de Deus agindo nas nossas vidas.
    Um grande bjo.

    ResponderExcluir
  5. Paulinha e Marcelo, eu não sabia de nada sobre Matias! Queridos, nossos desertos são lugares onde a misericórdia e a graça do nosso Senhor são abundantes! É promessa do nosso Deus ser conosco SEMPRE! Amém por todas as pequenas vitórias! Estamos muito felizes em ouvir do agir de Deus e de tudo que Matias tem conseguido! Com muito carinho, Michelle e Eduardo

    ResponderExcluir