MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

domingo, 30 de setembro de 2012

Cartinha da Professora II

Essa semana recebemos a segunda cartinha da professora de Matias, referente à avaliação de sua participação no convívio escolar nos últimos meses (segue a transcrição abaixo). Novamente ficamos MUITO FELIZES com as notícias!!! Glória a Deus por mais essa. Realmente a entrada de Matias na escola tem sido uma benção na sua evolução cognitiva e motora, bem como no aprendizado na vivência em grupo. Somando isso ao empenho dedicado e maravilhoso de sua equipe de Ralação Especial, que envolve Tia Eliane (fisioterapia e T.O.), Tia Adri (fono), Tia Socorro (hidoterapia) e Paulinha (natação), acrescentando ainda o empenho exaustivo de mamãe e papai, uau, esse pitoquinho lindo vai longe. Wooohoooo!!!   

2ª FICHA AVALIATIVA – INFANTIL 1 A

Ao longo dessa II etapa, Matias mostrou-se tranqüilo e seguro na sua chegada e permanência no ambiente escolar e retornou ao colégio, após as férias, apresentando-se sempre com a alegria que lhe é peculiar.

Matias vem apresentando um envolvimento significativo em seu grupo-classe, permitindo a aproximação das crianças e envolvendo-se, ao seu modo, com todos.

Tem sido emocionante vê-lo, a cada dia, conseguindo estabelecer uma relação com a professora, bem como com as crianças do grupo, seja através do brinquedo ou mesmo a partir da sua curiosidade de ver o que o amigo está fazendo.

Na hora do lanche socializado, Matias continuou lanchando na mesa com seus colegas e degustou o seu alimento com prazer, completamente integrado com a atividade. Porém, nestas ocasiões, precisamos ficar mais próximas a El em virtude dos alimentos líquidos, para ajudá-lo no manuseio tanto do copo como da colher.

Nos momentos de roda de músicas, Matias demonstrou prazer e vivenciou a alegria de ouvi-las e procurou realizar os gestos de algumas delas. Emitiu sons acompanhando as músicas e mexeu os seus braços, totalmente envolvido coma situação. Inclusive é lindo ver a busca das crianças para integrá-lo nas danças, buscando-o para formar pares.

Foi maravilhoso compartilharmos os avanços apresentados por Matias nessa etapa. Continuaremos estimulando-o a crescer de forma cada vez mais plena. Acreditamos que, ao longo da próxima etapa, iremos desfrutar ainda mais do seu crescimento, que vem sendo contínuo, o que nos enche de alegria.

2 comentários:

  1. que alegria ver os avanços do matias!! torço muito por vcs... aqui vai acontecer o círio de nazaré, vou pedir a interseção dela pelo miguel e pelo matias também e podes acreditar o que já ia bem ficará melhor, pois ela nunca nos abandona ^^
    Paula esses dias li sobre células tronco... tentaste isso??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma, obrigada pelas palavras. Olha, procurei saber sim de células tronco e depois conclui que era algo muito arriscado, sem comprovação, um custo altíssimo que investido em outras coisas podiam trazer benéficios. Ainda estão em fase de estudos, orei muiot a respeito e não senti paz em ir em frente. vi testemunhos de quem ja fez e que não há nada tão significativo, conquistas depois de tres a seis meses da celula tronco..que isso naturalmente acontece com nosso filhos...enfim. Mas o segredo é colocarmos tudo nas mãos do Senhor, pra que eles nos oriente, direcione!! abraços! bjs no Miguel!

      Excluir