MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

segunda-feira, 17 de março de 2014

Pós campanha

Já faz algum tempo que não escrevemos, a campanha da "Inclusão é Atitude" estava no auge e por isso nossa atenção especial a ela.
O retorno foi incrível, não tenho nem palavras para agradecer a participação, a mobilização de tantas pessoas, amigos, parceiros e pessoas que nem nos conheciam que abriram o coração e abraçaram nossa campanha.
Tem muitas novidades, muita coisa aconteceu.
Janeiro fomos para São Paulo para mais um intensivo de CME, (terceira vez que Matias fez o intensivo). Foi um tempo maravilhoso e que sentimos o cuidado e amor de Deus.
Matias tem se desenvolvido no seu ritmo e tbm nos surpreendendo, como foi neste vídeo :
Ele ficou praticamente 1 minuto em pé e já bateu este recorde para dois minutos...é o começo! Vibramos muitooooooooo.

Outra novidade que faz algum tempo que começamos a utilizar foi o PECS ( Picture Exchange Communication System) que é um sistema de comunicação através de trocas de figuras. Estamos na fase inicial, mas Matias ja consegue distinguir as figuras e agora vamos entrar com tudo com a participação da escola. O receio era de que esse sistema inibisse a comunicação oral, mas não vejo que isso esteja acontecendo, a gente sempre fala o que ele quer e pede pra ele repetir. Bom, por enquanto, tudo pra ele é "ba" :) mas ja consegue emitir sons diferente "oaaa" "é" e umas coisas sem tradução :). Vou colocar um vídeo depois ;)

Começou a rastejar com o bumbum, tava ótimo mas ai levou duas quedas meio feias e agora reclama quando quer algo que esta mais longe. Estou reiniciando o processo colocando os objetos mais próximos...a gente se empolgou e se descuidou! Tudo bem, acontece.

Compramos a cadeira de rodas! Decidimos, agora é treinar pra ele ter mais autonomia para ir e vir. Mas o andador esta no páreo e não vai ter moleza não. A cadeira deve star chegando em breve. Compramos ela pela AACD e saiu mais barata.

Simbora que vem mais coisa por ai :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário