MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Uma simples mensagem de Mat...


Remédio controlado pra epilepsia

Agora é oficial: Matias tem epilepsia. Desde ontem ele começou a tomar medicação controlada, por tempo (leia-se anos) indeterminado, sob a orientação urgente de sua neuropediatra. O fato é que, na quarta-feira de cinzas, ele teve mais uma convulsão, a terceira em um mês. Dois comprimidos, diários, de Depakote Sprinkle 125 mg, farão parte da rotina de Mat Mat. Só serão retirados se, em três anos, ele não apresentar convulsão alguma.
A notícia, confesso, me pegou de um jeito avassaladora. Chorei por toda a manhã da quinta-feira e não tive condições de ir trabalhar. Sei que a lisencefalia e a epilepsia caminham juntas, apesar de Mat ter demorado, de forma até miraculosa, a desenvolver a tal da convulsão. Sei que isso não é o fim do mundo, mas desejei que eu tivesse sido o alvo da epilepsia, e não Mat. Mas o que mais sei é que “aquele (Deus) que começou a boa obra vai completá-la, dentro da Sua vontade...”
“O choro pode até durar uma noite, mas a alegria vem de manhã”, diz na Bíblia. No meu caso, começou de manhã e parou à tarde. Isso por que confio que estamos (nós e a equipe médica) fazendo nosso melhor por Mat Mat. Confio que Deus sempre estará enxergando mais além, nessa história de luta e perseverança, e nos levando pelos seus melhores caminhos, independente de quaisquer circunstâncias. Quem sabe se o remédio, na melhor hipótese, pode até amenizar as descargas elétricas do cérebro de Matias e potencializar seu desenvolvimento motor e cognitivo? Veremos.
As lágrimas cessaram até logo não porque sou “super homem”, como já disseram certa vez. Se fosse, então poderia dizer que, na manhã de ontem, fui exposto à kriptonita, tamanha era minha fraqueza. O choro foi estancado por um amor profundo que sinto pela vida e por meu Criador, que me levanta a cada desabar. Graças a Deus sou um simples humano. O problema é que, por sermos humanos, temos a infeliz mania de querer controlar toda e qualquer situação.
A vida segue, com Deus no controle... As orações agora são para que os efeitos colaterais da medicação não atrapalhem a vida de Mat Mat; para que saibamos (eu e Paula) lhe dar com mais essa situação; para que o remédio traga boas novas no desenvolvimento de Matias; e para que as convulsões cessem. Num futuro bem próximo sonho em postar que “o Depakote não fará mais parte da vida do guerreirinho”.
Abaixo, aos simples mortais que, como eu, precisam da direção de Deus para tocar o barco, segue a transcrição do texto do devocional Presente Diário, do dia 18/02, que me ajudou a sair da cama e enfrentar mais essa parada!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Às vezes nos perguntamos por que algumas coisas acontecem, principalmente quando nos defrontamos com situações difíceis. Num momento parecemos estar bem, e no outro tudo se descontrola. O texto de hoje (Êxodo 14:15-25) segue ao relato de que Deus guiou o povo de Israel para fora do Egito em direção ao Mar Vermelho. Durante algum tempo a situação parecia estar sob controle. Porém, quando o povo se deparou com a imensidão do Mar Vermelho e com a aproximação do exército egípcio, entrou em desespero.
Será que nós também não agimos assim diante das situações difíceis que se apresentam na nossa vida? Quando nos encontramos perante doenças, morte, falência, desentendimentos, separações, enfim, diante dos mais variados problemas entramos em pânico e questionamos por que Deus permitiu tal situação.
Em nossas queixas nos esquecemos de que nada foge do controle de Deus. Às vezes é difícil entender por que enfrentamos situações complicadas, mas a Bíblia ensina que Deus está no controle e que nada acontece por acaso. Além disso, também nos ensina que ele age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam (Rm 8:28).
Nem sempre conseguimos entender o plano de Deus para a nossa vida, mas podemos crer que ele só vai permitir aquilo que está dentro da Sua vontade e que poderemos suportar.
Assim como os israelitas clamaram a Moisés para que os livrasse daquela situação desesperadora, nós também podemos e devemos clamar a Deus para que ele nos livre e nos ajude a enfrentar os problemas que se apresentam na nossa vida. Deus não tem prazer em ver os seus filhos sofrendo, mas às vezes precisa discipliná-los. No momento oportuno, então, Ele estende sua mão e nos mostra um caminho por onde nem parecer haver algum.
Se Deus lhe mostrar só o próximo passo, vá em frente e exercite a fé.