MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

sábado, 3 de dezembro de 2011

Matias no Sarah

 Bom, a viagem relâmpago ao Hospital Sarah (fomos terça e voltamos quarta), em Fortaleza, deu tudo certo, mas nada de grandes novidades ainda. Isso porque o grande trabalho mesmo vem sendo feito aqui. Lá é sempre a história da segunda opinião, um acompanhamento em paralelo, e a oportunidade de se realizar sempre bons exames. Vamos então ao resumão...

AVIÃO
Como normalmente viajamos com ele à noite, minha expectativa era como seria viajar a tarde, uma vez que ele estaria acordado. Mas foi tudo tranquilo. Ele até dormiu metade da viagem. Quando acordou, ficou quietinho. Quando chorou um pouco, em virtude do ouvido, liguei logo o ipad que Bia (minha sócia) me emprestou, com os vídeos do Cocoricó. Tiro e queda! Na volta, quarta à noite, dormiu todo o vôo. Na aterrissagem acordou novamente e recorri ao elefante que vibra pra ele se distrair. Batata!

JEJUM
Na quarta Matias teria que estar às 8h no Sarah, em jejum. Armamos um plano então pra dar inhame com ovo no jantar e acordá-lo à meia-noite para tomar o leite. Deu tudo certinho. Então, quando ele acordou, às 5h40, estava sem fome e foi fácil enrrolá-lo passeando, dando um banho demorado e colocando filminho pra ele ver até a hora de sair de casa.

EXAMES
De manhã ele foi tirar sangue (6 tubos) pra diversos exames de rotina (hemograma, lactato, amônia no plasma, cultivo celular, etc.) e para o do Cariótipo, o grande motivo da nossa ida pra lá. Esse exame indicará (ou não) uma possível causa da má formação cerebral a partir de análises cromossômicas. A tarde foi a vez da avaliação da terapêuta ocupacional e da psicóloga. Elas ressaltaram a grande evolução motora de Matias desde a última visita que fizemos ao Sarah, em abril. Destacaram a boa interação social dele, os movimentos mais coordenados dos braços e novamente a curiosidade dele. Foi remarcada então uma volta em março do próximo ano, para avaliação dos resultados dos exames junto à pediatra, bem como nova avaliação com o pessoal de TO e fisioterapia.

ASSISTÊNCIA
Como de costume, a maravilhosa assistência do meu primo Sérgio, de sua esposa Tetê, e dos filhos Raul e Lais são fundamentais para tornar a viagem ainda mais tranquila e agradável. Ter carona a disposição, um quarto com varanda, banheiro, ar e TV, num condomínio super agradável é demais! Como a visita no Sarah acabau cedo, deu tempo de passear com Raul, Lais e Matias na lagoa do Jacarei, e ainda se esbaldar tomando sorvete de tapioca (Matias adorou!!!). 
MATIAS

Vale uma notinha pra destacar como Matias é tranquilão. Como nessa viagem Paula não foi, Matias desenrolou tudo direitinho comigo. Não reclamou de nada praticamente, comeu super bem e estava sempre disposto a tudo. Na hora de tirar sangue, obviamente chorou bastante, mas se conteve depois. Esse menino é muito lindo e adorável! Orgulho de papai e mamãe.  

Um comentário:

  1. Olá Matias,

    ontem foi seu aniversário...eu e mamãe rezamos pedindo muita saúde e felicidade para vc e sua família. Parabéns!!!

    Bjocas da Heleninha e da Sandra

    ResponderExcluir