MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

domingo, 29 de janeiro de 2012

É chegada a hora da escola


Que venha 2012! Foi o que eu disse na última postagem. Mas depois de um janeiro de "férias", bom pelo menos as primeiras duas semanas praticamente, estamos agora cara a cara com a entrada de Matias no colégio Apoio. Eu não esperava por isso, mas meu coração tá do tamanho de uma azeitona. Tantos medos, tantos "e se..." 2012, pega leve!! Amanhã temos um reunião na escola sobre o processo de adaptação. Já foi decidido, pela psicóloga da escola, que Matias terá uma acompanhante em sala 100% para ajudá-lo na integração das atividades.

Quanto à escola estou super tranquila, feliz e grata pela oportunidade de tê-lo no Apoio, um escola que é referencia em inclusão. Meu sobrinho Arthur estuda lá e o colégio, ainda, fica a poucos metros de casa (cerca de  300)!! Maravilha, tudo é maravilhoso né não?? Mas tem muita coisa ai fora dos pensamentos práticos, são as coisas do imaginário e que dá uma inquietação "arretada". Será que Matias vai conseguir acompanhar a turma? Será que ele vai saber se defender? Será que ele vai ser aceito? E os olhares? A acompanhante vai estar atenta a tudo, sua postura, suas necessidades?

Ainda tem outra coisa me martelando: deixar as fraldas! Não é nessa fase que eles começam a tirar as fraldas?? Eu até comprei um vazinho, mas ficou pesado demais pra mim. Claro, comprei pensando em ir aos poucos tentando adaptar Matias, sem estresse certo?? Não foi tão tranquilo assim. Mas ai depois de botar tudo pra fora, respiro e vamos lá... aos poucos Paula, aos poucos... a gente chega lá. Graças a Deus tenho uma equipe maravilhosa para me orientar... e eu tava querendo alta da terapia!!!! Vixe, preciso muito. Mas acima de tudo Deus, preciso muito de Ti. Confiar que Tu estais no controle de tudo, absolutamente tudo!
Queria desabafar um pouco sobre esse passo que é tão importante para pais e filhos - filhos especiais nem se fala - porque cheguei uma dia a questionar se ele poderia até frequentar uma escola e veja ai, ele está pronto! Desafios estão ai para serem travados, vencidos e vamos nos aprimorando, adequando, vivendo com o que temos em mãos, buscando na diferença fazer tudo valer à pena e, principalmente, que essa diferença se integre em nossa vida como algo normal, bom, válido... é uma longa estrada. Matias... tenho a impressão que ele vai tirar isso de letra, eu é que tenho que segurar a barra!

2 comentários:

  1. Paula,

    nada é mesmo muito fácil para nós que além de mães somos merecedoras do tal "pacotinho" como a Adriana chama...hoje mesmo a fono da Helena abordou a questão escola dizendo que temos que nos preparar para que no segundo semestre deste ano ela comece a frequentar a escola...já fiquei com o coração pequeno...mas acredito também que Deus esta´no comando de tudo e sempre trará o melhor para os nossos pequenos. Quanto ao desfralde vá com calma...várias crianças que conheço só conseguiram finalizar o processo aos 4 anos e a Sociedade Brasileira de Pediatria em 2011 publicou um documento que recomenda que o desfralde se inicie aos três anos e que as crianças cumpram este processo até os quatro. Matias ainda tem tempo e é bom que as mudanças ocorram uma de cada vez, tadinho desfralde + escola já pensou? bjocas e torcida...tudo passa e td se resolve nas mãos de Deus...

    ResponderExcluir
  2. Oi Paula, me chamo Gabriela, sou filha de Mônica (da Portree), Marcelo nos conhece e provavelmente você a conhece também. Gostaria de lhe dar os parabéns pelo Matias (ele é lindo), pelo blog (que deve orientar muitas mães por aí) e pelo exemplo. Vocês formam uma linda família e tenho certeza que com o amor e o incentivo que o pequeno recebe ele é uma criança muito feliz. Obrigada pelas lições. Beijo grande no fofo!

    ResponderExcluir