MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !
sexta-feira, 18 de abril de 2014
Balanço da 2ª ida ao Chile
Oi pessoal querido, que acompanha a saga de Matias! No último dia 29 de março encerramos as atividades de fisioterapia CME, no Cuevas Medek Exercises Center, em Santiago, Chile. Em nossa segunda ida ao Chile Paulinha aproveitou pra fazer um curso de CME, para pais, e Matias fez duas sessões diárias de intensivo, com o fisioterapeuta Ramon Cuevas. Paulinha imergiu em mais de 50 horas de aulas teóricas e práticas, aplicando o que aprendia, inclusive, em outras crianças especiais, que faziam o intensivo, vindas da Romênia, Venezuela, França e Inglaterra. Foi uma carga bem legal de informação e troca de experiências, que fizeram valer o investimento.
Ao longo da semana Matias encarou quase 50 diferentes tipos de exercícios, específicos do programa. Eles potencializam sua condição motora, através de estímulos que ajudam a passar para o sistema nervoso central, do cérebro, informações para que se estabeleçam novos “caminhos” para execução de movimentos. O se equilibrar em rampas, bolas e barras, bem como exercícios que utilizam a força da gravidade foram, novamente, bastante explorados.
No geral, Matias se saiu muito bem. Da outra vez que tivemos lá, em outubro, Ramon mesmo disse: “Matias já viu a luz no fim do túnel, só não sabemos ainda a extensão desse túnel”. Dessa vez, afirmou que Mat já está no meio do túnel, mas há muito ainda o que fazer pra que Matias desenvolva e aprimore, cada vez mais, sua capacidade motora. Muito a fazer com a continuação das atividades que Mat já faz no Recife (fisioterapia, terapia ocupacional e fono), bem como com a aplicação do que aprendemos, nas sessões de CME, que Paulinha fará com Mat, em casa, nos próximos meses. Para tanto, foi elaborado, como de costume, um Home Program, com cerca de 30 exercícios. A famosa “tarefinha de casa”.
Voltamos ao Recife desafiados novamente, mas ainda mais animados. Na Paralisia Cerebral não há regressão motora. Só evolução. Lenta, mas progressiva. Essa semana avançamos mais alguns passos. E de passo em passo caminharemos na nossa luta. “Nos gloriamos na esperança de Deus. Mas não só isso. Nos alegramos também nas dificuldades, porque sabemos que a dificuldade produz PERSEVERANÇA; A perseverança produz EXPERIÊNCIA; e a experiência produz ESPERANÇA. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que Ele nos concedeu”. (Romanos 5:2-5).
EM TEMPO – Além da ralação da fisioterapia, pudemos oferecer pra Matias um pouco de diversão, pra tornar menos exaustiva sua vinda ao Chile. Como o apartamento que ficamos é vizinho ao consultório e a 300m do maravilhoso Parque Araucano, dava pra passear e brincar com Mat entre as sessões, bem como andar de skate, sua grande curtição do momento! Não queremos que Mat veja o Chile apenas como um lugar de “trabalho”, mas também de lazer.
Se Deus quiser retornaremos a Santiago em setembro próximo, para novas sessões de fisioterapia CME, com Ramon. Dessa vez, fizemos a pré-reserva de duas semanas de atividades, certos de que haverão novos progressos no nosso pequeno.
Agradecemos mais uma vez a todos que tornaram real o sonho de estarmos aqui, através da Campanha INCLUSÃO É ATITUDE! E fica o convite para que vocês possam acompanhar, no blog de Matias, o desenrolar dessa linda história de perseverança e superação do Super Mat Mat!
Abs e bjs, com carinho e muito amor de Deus!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi pais do Mat, história linda e inspiradora!
ResponderExcluirNova vida mudou há cinco meses, nosso filho tb pc por lesão hipoxia ésquemica e depoimentos como os de vcs nos fortalecem a seguir em frente, olhar só para frente..acredito que são incansáveis pela busca das melhores terapias, por isso, se fosse possível gostaria de saber mais informações sobre o custo com CME, além de passagens e estadias, meu email é lilicschw@gmail.com
Deus abençoe a sua linda família e que novas conquistas sejam possíveis! Abraço
Boa tarde, tenho um filho diagnosticado com Paralisia Celebral, estamos querendo leva lo ao Chile para uma avaliação do método CME. Poderia nos passar mais informações sobre gastos e contatos?
ResponderExcluirelminhacampos@hotmail.com
93 - 99123 0332 watts