MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PECS

PECS - sistema de comunicação através de trocas de figuras - é a nova linguagem que estamos usando com Matias. Estamos em fase de treinamento, isso inclui etapas que tem como objetivo final a plena comunicação através dessa figuras, estimulando a auto confiança e também a oralização.
Neste vídeo, Matias está fazendo a distinção de dois itens que são reforçadores para ele. Ele ainda se atrapalha algumas vezes e temos que voltar do início. Especificamente aqui, ao final, ele dá a figura do biscoito, vai no biscoito mas acho que se arrepende e vai pegar a uva kkkkkk. Muito fofo!
Usamos uma pasta que será companhia de Matias por todos os lugares. Ela tem velcro e várias figuras do cotidiano desde comidas, lugares, brinquedos,  pessoas (o de Matias ainda está incompleto), etc. Mas imagine isso, ele tem que ter a acesso as figuras para se expressar.
Como falei estamos em fase inicial, é um desafio. Aliás mais um, mas que tem sido prazeroso ir em busca de mais essa conquista, a linguagem! Temos muito chão pela frente e estarei postando a evolução.
Quem quiser saber mais sobre o PECS acesse: http://www.pecs-brazil.com/

A pasta de comunicação.
As figuras, no caso, estou captando pelo google imagens para usar fotos e não desenhos... pode-se mesclar. O importante é ter o acompanhamento certo ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário