MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Desabafo...


Desde que o blog de Matias está no ar temos recebido várias palavras de encorajamento, força, admiração e até agradecimento. Queria deixar bem claro uma coisa: não é fácil nem nunca foi. Assim que soube que havia algo diferente em Matias e que o “meu ideal de filho” estaria ameaçado, meu mundo caiu. Como diz o salmista: “Nas profundezas fiz a minha cama”. Pobre do meu marido. Segurei sua mão e disse: “Você tem que ter fé por mim, por que não vejo nada. Minha fé se foi”.
Liguei pra algumas pessoas. Sabia da necessidade do suporte de amigos queridos em oração. Foi daí onde tudo começou. O diagnóstico de Matias foi então fechado aos 4 meses de idade e foi dito que “ele seria uma caixinha de surpresa”. Me lembro de algumas mães, também de primeira viagem, que chegavam pra mim e diziam: “É um amor tão grande né Paula”. Eu sinceramente olhava pra Matias e a dor do luto do filho ideal, da preocupação com o futuro e a dor de compará-lo a outras crianças quase não deixava eu contemplar meu filho. Era um amor carregado de muita dor, eu dizia, um amor que dói, completava.
Estou ainda num processo, mas foi do nono ao décimo mês, que fui percebendo que a dor estava indo embora e o amor ficando cada vez mais forte. Fui aprendendo a respeitar Matias como um indivíduo. E já tiveram até dias de eu me sentir especial. A verdade é que Matias com certeza não foi acidente. Deus não comete erros. E ele tem sido uma porta para nosso Pai nos mostrar o mundo de uma outra perspectiva. É como uma amiga me disse: “Matias é maravilha de Deus na tua vida”. Às vezes não alcançamos este amor, como diz em Isais 55:9: “os meus caminhos são mais altos que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos que os seus pensamentos”.
Hoje procuro dizer todos os dias, quando acordo: “Senhor, eu escolho confiar em ti”. Aprendi que fé é questão de atitude. E que nossa mente é muito poderosa. São nossos pensamentos que dirigem nossa vida. E se escolho confiar nesse Deus, tomo posse das promessas que estão em Sua Palavra, como em Jeremias 29:11: “Pois eu sei os planos que tenho para vós, diz o Senhor. Planos de paz e não de mal, para vos dar uma esperança e um futuro”. Ou ainda em 1 Coríntios 2:9: “As coisas que o olho não viu e o ouvido não ouviu e não penetraram no coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam”.  
Nossa caixinha de surpresa vai continuar nos surpreendendo e fazendo com que os propósitos de Deus para nossas vidas fiquem cada vez mais claros. Essa é uma longa caminhada. Mas independente das circunstâncias e dos dias difíceis, escolhemos confiar nesse Deus de amor. É Nele que encontramos força e esperança.

2 comentários:

  1. Família mais que especial!!! Parabéns pelo o blog.

    ResponderExcluir
  2. Você não está sozinha. Não mesmo. Sinto esse 'amor que dói', aliás excelente descrição, todos os dias. Mas, sim, como vc mesma falou, a cada mês, a cada conquista, a cada sorriso, a dor vai pesando menos na balança para o amor pesar mais. Não que não existam ainda os altos e baixos, mas o pesinho da dor nunca ultrapassa o do amor. nunca. Enfim, com certeza, somos especiais. Nós e nossos filhos.

    ResponderExcluir