MATIAS LARANJEIRA CARTAXO nasceu no Recife (PE), em 7 de dezembro de 2009, e Deus lhe reservou uma forma diferente de começar a vida. Com uma paralisia cerebral, lisencefalia e agenesia de corpo caloso diagnósticadas - fato que acarreta atraso motor e não lhe dá prognóstico clínico de suas possibilidades de andar, falar e de como se desenvolverá sua inteligência - Matias tem tido uma vida bastante agitada e abençoada. Sua rotina semanal inclui sessões de fisioterapia, terapia ocupacional, natação e fonoaudiologia, além de muitos exercícios e estímulos em casa. Mas o pequeno Matias vem surpreendendo a todos com sua personalidade tranquila e alegre, bem como o seu jeito curioso e meigo de ser! Acompanhe um pouco mais da sua linda trajetória de vida e as reflexões de mamãe e papai nesse blog especial !

sábado, 9 de abril de 2011

O que é milagre pra você?

Toda essa história de Matias nos faz pensar muito sobre milagre... Pra muitos, essa palavrinha “mágica” significa algo bem especial, fruto da graça divina... Pra outros, algo meio que normal, como que se o milagre fosse “algo” apenas conseguido com a força e a perseverança do dia-a-dia... Já pra muitos outros, milagre representa a soma dos dois fatores. Ao me deparar com uma reportagem exibida, há alguns meses, no Globo Repórter (assista abaixo), sobre um garoto brasiliense que nasceu sem parte do cérebro, e hoje, aos 15 anos de idade, tem vida “normal”, não há como não meditar sobre o tema.
Observando os milagres feitos por Jesus, relatados nos evangelhos, por exemplo, fiquei impressionado com uma coisa simples, que nunca tinha percebido com essa dimensão. O mundo busca evidenciar demais o fato das “curas sobrenaturais”. E é engraçado ver que isso, pra Deus, é simples demais. Lendo no livro de Mateus Jesus curar um leproso, um paralítico em Cafarnaum, a mulher do fluxo de sangue, a filha de Jairo, dois cegos em Jericó, a sogra de Pedro, dois endemoninhados gadarenos, o criado de um centurião, entre outros, não se gastam muitos versículos para relatar aquilo que achamos “extraordinário”.
Curar, como já disse, é fácil pra Deus, mesmo vendo que há traços - em todos esses relatos - de adoração, clamor, fé e atitude por parte daqueles que receberam a cura ou intercederam por ela. Mas mudar nosso caráter, fazer com que no desapeguemos dos bens materiais, do sentimento de posse com os entes mais próximos, da mentira, da vaidade, da busca desvairada pelo prazer momentâneo, dos nossos desejos mais egoístas, do adultério, da ira, entre tantos outros pecados, aí é bronca!!! E pra isso aí é que existem sim inúmeros capítulos e versículos na Bíblia!!! A tal da renovação da mente para as coisas de Deus é um processo e tanto. Algo muito mais complexo do que Deus promover uma cura física talvez.
Como entendemos que isso é verdade, estamos abertos para “receber” de Deus as mudanças que Ele quer fazer na gente, bem como os novos horizontes que Ele deseja traçar em nossas vidas, a partir dessa nossa história com Matias. Achei interessante um casal amigo, muito próximo da gente e que tem sido uma força muito grande nessa caminhada, chegar pra mim e pra Paula e dizer que já estamos “diferentes”. “Vocês já são outras pessoas”, evidenciaram. Em parte nos sentimos assim... Não porque mudamos totalmente, mas porque essa experiência tem sido, na verdade, uma grande OPORTUNIDADE de crescimento em Deus. E sei que não vai parar por ai...
Como pais queremos clamar pela cura sim (falaremos disso mais detalhadamente em uma outra postagem). Mas será mesmo a cura em Matias o grande milagre???? Às vezes achamos que não. Isso porque, no final das contas, por hora essa história toda não diz muito respeito a Matias. Deus não está provando a paciência, a esperança e a fé de Matias, pois o pequeno está vivendo a vida dele em paz, sem ter conhecimento do que tem... Mas talvez isso diga respeito sim aos pais de Matias (nós) e todos aqueles que estão mais a volta do fato e vivenciam isso. Sendo assim, começo a ver ainda mais e a vibrar com a grandiosidade que é sermos cristãos - apesar da dor inerente ao ser humano -, servirmos a um Deus fantástico e, acima de tudo, amarmos a um Deus inacreditavelmente incrível!!!! Confiemos Nele!!! (Marcelo)

3 comentários:

  1. Parabéns pessoal o blog ficou realmente excelente! Muito legal os posts! Vou estar sempre conferindo as novidades dele, abraços e força nessa caminhada. :)

    ResponderExcluir
  2. Primo, Paulinha, vocês são incríveis... Matias realmente é um presente de Deus, e não poderia ter pais melhores. Fico babando vendo as fotos, que por sinal é sua cara Primo. Parabéns pelo blog, fantástico!!! Beijo carinhoso para todos vocês e especial no fofinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog.
    Faz-nos sempre bem partilhar as nossas venturas e desventuras com outros (mesmo que não os conheçamos pessoalmente). Acabamos por encontrar apoio porque há muitas mais pessoas como nós, que passam por situações muito semelhantes.
    Inevitavelmente, porque também sou cristã e sei que a minha força vem Dele, tenho que vos dar os parabéns pelo vosso testemunho cristão.
    Vou seguir-vos atentamente.

    Um abraço de Portugal...

    ResponderExcluir